Várias vezes recebemos esse tipo de questionamento: quando o dente vai nascer, dói? Essa dúvida é muito comum e causa muita ansiedade nos pais, pois nenhum pai quer ver seu filho sofrendo. E como saber? Hummmm, depende de cada criança, depende do dente, depende de vários fatores, principalmente do limiar de dor, que é individual. Normalmente os dentes que mais tem probabilidade de doer são os do fundo, pois tem maior superfície de dente para romper a gengiva e os da frente são como uma lâmina, que rompe a gengiva de uma maneira mais indolor. Os dentes da frente são os que nascem primeiro, por volta dos 6-7 meses de idade, quando a criança ainda é muito novinha e não sabe se expressar direito, normalmente chora para chamar a atenção dos pais quando está com fome, com frio, quando algo incomoda. Isso pode fazer com que ela chore quando os dentes estão nascendo. E os do fundo, por terem maior superfície para romper a gengiva, podem causar maior desconforto. Mas cada criança reage de uma forma, tem crianças que não relatam nada, que o nascimento do dente passa despercebido. E outras que realmente sofrem muito. E o que fazer? Podemos oferecer alimentos gelados para amenizar esse desconforto, pois o frio tem um efeito analgésico. O mesmo pode ser feito com os mordedores, pode-se colocá-los no congelador e dar gelados para criança. Isso normalmente ajuda bastante. E em casos mais severos, pode-se dar analgésicos, para criança poder dormir, por exemplo. Mas tudo isso deve ser orientado por um Odontopediatra, nunca medicar sem a orientação de um profissional da saúde. Mas, fique tranquilo, se tiver esse desconforto ao nascer o dente, normalmente passa em 2 ou 3 dias e depois fica tudo bem! 😉
O intestino da criança pode ficar desregulado com os dentes nascendo?
Olá Patricia! Não há nada cientificamente comprovado relacionando o nascimento dos dentes e o intestino! Mas na prática isso acontece com muita freqüência.Uma explicação aceita é que ocorre uma coincidência entre o nascimento dos dentes e a criança começar a engatinhar e entrar na fase oral, que predispõem a viroses, que ai causariam alterações como febre, disenteria…
A partir de qual idade devemos começar a leva criança ao dentista
Olá Adriana! O ideal é passar em consulta durante a gestação, para saber o que fazer ou não fazer pensando na prevenção da saúde do bebê. Se isso não foi possível, deve-se levar o bebê o mais cedo possível, para ver se está tudo bem e para receber as informações sobre prevenção, uso da chupeta, mamadeira, escovação, etc!