Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

(11) 2440-5907

É preciso fazer a cirurgia do freio lingual do bebê?

Ahh, as dúvidas da maternidade!! Já não bastava todas as dúvidas, ansiedades, medos e confusões que sempre existiram, agora temos também à relacionada ao freio lingual. Isso complica muito essa fase tão importante e linda da vida da criança e do casal!

Primeiro, o freio é uma “pelinha” que liga a língua à base da boca. Todo mundo tem, então o diagnóstico de ter ou não o freio é equivocado. Todo mundo tem 😉 . O que precisamos identificar é se esse freio interfere na movimentação da língua, atrapalhando principalmente a amamentação. Essa avaliação é feita tanto na parte anatômica do freio (sua espessura, posição, tamanho…) quanto na parte funcional, se interfere ou não nos movimentos normais da língua.

Também é importante salientar que existe uma lei obrigando que o diagnóstico deste freio seja feito na maternidade, logo após o nascimento. Deve ser realizado por um dentista, fonoaudióloga ou médico. Isso porque quanto antes for diagnosticada a interferência deste freio e sua consequente necessidade de cirurgia, melhor.

Muitos pais nem sabem disso e nem todas as maternidades realizam essa avaliação. E qual as consequências? Muitas vezes o bebê não consegue pegar o seio da mãe por causa deste freio, daí não consegue mamar corretamente, não ganhando peso ou pior, perdendo peso. Isso talvez seja a principal causa de preocupação e procura por auxilio. Mas não é só ai que o freio interfere. As possibilidades são muitas, mas podemos citar dificuldade de movimentar a cabeça, de pegar as coisas com a mão, de engatinhar, etc.

Uma vez detectada alguma alteração ou normalmente a dificuldade de amamentação, o bebê deve ser avaliado para saber se há a necessidade da cirurgia. Se for detectada e indicada a cirurgia, ela é realizada no consultório mesmo, com anestesia local e normalmente é super rápida. Muitos pais sofrem por antecipação, pois não imaginam como será feita. A recuperação também é tranquila, em poucos casos precisa de sutura (ponto) e o sangramento é bem pouco. Logo após a cirurgia o bebê já pode ( e recomendamos) mamar e muitas vezes a mãe já percebe a diferença imediatamente.

Feito isso, vida normal! Sempre pedimos aqui um retorno depois de 1 ou 2 dias para controle e então o bebê está pronto para ganhar peso adequadamente!!!

Sem Comentário

Deixe seu comentário