Quais são os alimentos bons e ruins para saúde bucal?
Cada vez mais fica comprovado que somente escovar os dentes não é suficiente para manter a saúde bucal e as crianças livres das cáries. A dieta tem um peso muito grande no processo da cárie. Ter placa bacteriana nos dentes, causada pela falha ou falta de escovação, não é a única causa das cáries. Precisa também ter açúcar para que a cárie aconteça. Ou seja, a cárie é consequência do desequilíbrio entre dieta e higiene oral. Precisamos escovar os dentes corretamente 2 a 3 vezes (dependendo da idade da criança) por dia, todos os dias e também controlar a ingestão de açúcar e a frequência de ingestão. Diminuir a quantidade de açúcar e controlar a frequência das ingestões é o que deve ser feito. Criança que fica “beliscando” o dia todo aumenta muito o risco de desenvolver cáries.
Alguns exemplos de alimentos e suas consequências:
Bons: água, frutas (maçã, laranja, morango) verduras, legumes, queijos, nuts (castanhas, nozes, sementes) e os que estimulam a mastigação e a salivação.
Ruins: doces, açúcar, achocolatados, refrigerantes, bolachas recheadas, balas de goma, sorvete, bolos e todos com alto teor de açúcar adicionado.
Quer oferecer o melhor para seus filhos? Invista em Prevenção!
Sem Comentário